SCM Music Player

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MÚSICA


                        Vou acender estrelas só pra te receber e anéis de saturno pra fazer bambolê. Marcelo Jeneci produziu um disco ótimo. Letras inteligentes e poéticas e arranjos bem elaborados. Talvez você não saiba de quem eu estou falando e eu não lhe culpo, ele não está na mídia, não é apadrinhado por ninguém influente da Rede Globo e suas canções não estão em comercial de carros, ou qualquer comercial. Suas músicas não têm coreografias com referências explicitamente sexuais e por isso não são dançadas nas comemorações de gols dos jogadores festejados no momento. Ainda bem. Eu ficaria bastante decepcionado se isso acontecesse, porque ele tem cérebro, tem cultura, tem formação musical e é um poeta. Se a mídia reconhecesse isso seria ótimo, mas como a mídia prefere e precisa da linguagem dos que não pensam, ele continua fazendo sucesso em círculos restritos, sem muita divulgação.
                        Não caiu nas graças do Roberto como Paula Fernandes, nem teve um amigo que levasse Caetano pra assistir a um show seu, como aconteceu com Maria Gadú.
                        Talento no nosso país depende mais de sorte que de cultura e leva muito tempo para ser reconhecido, principalmente nos dias atuais onde o que se destaca mesmo é a banalidade fast food de consumo imediato e sem conteúdo. É até mesmo provável que ele tenha que primeiro fazer sucesso na Europa para só depois ser reconhecido aqui como um grande talento. Foi assim no passado e no presente não mudou muito.
                        Estou falando do Jeneci por ser um dos que descobri recentemente, mas tenho certeza de que existem muitos outros talentos escondidos por aí, fazendo pequenos shows em bares noturnos e cidades interioranas. E mesmo que eles venham a ser vistos nacionalmente um dia, será difícil fazer a sua arte e o seu talento ser devidamente reconhecidos porque as cabeças pensantes do nosso país ainda são uma minoria. Não temos na nossa formação as informações culturais que deveriam ser transmitidas desde o nosso tempo de crianças. Contrariamente, as crianças são incentivadas e aplaudidas por cantarem e dançarem esse lixo descartável com conotações explicitamente sexuais.
                        Não sou nenhum intelectual, também tenho lá os meus gostos duvidosos, a minha queda por algumas coisas bagaceiras (quem nunca dançou ‘macarena’ que atire o primeiro CD), mas isso é a exceção e não a regra.
                        Em tempos de redes sociais até fica mais fácil se sair do anonimato, mas como já temos por formação o gosto pelas coisas duvidosas, a Luiza (que até já voltou do Canadá) teve mais espaço na mídia e mais seguidores que a Tulipa Ruiz com o seu também excelente trabalho em Efêmera. Por sorte ela (a Luiza) não canta, ainda bem, porque já foi inspiração para uma canção de extremo mau gosto em ritmo de funk, se não me falha a memória. Se um dia resolver cantar faço votos que ela não se inspire na música para a qual foi a fonte de inspiração.
                        Estou me referindo a música porque é o segmento cultural dominante, mas a opinião vale igualmente para os demais segmentos culturais como literatura, artes em todos os seus segmentos, etc.
                        E com todo esse baixo nível cultural só nos resta lamentar não termos mais gente talentosa para nos brindar com belas canções e bons interpretes, rememorando os grandes compositores e intérpretes do passado. Se continuarmos aplaudindo esse material de baixa qualidade, não reconhecendo os talentos perdidos por aí, certamente não teremos novos Caetanos, Chicos, Elis, Djavans, Gals, Bethânias, Neys, etc.
                        Então, antes de sair cantarolando por aí aquela música que se entranhou na sua cabeça de tanto você ouvi-la em todos os canais de mídia, faça um pouco de esforço e cante alguma coisa decente, nem que seja para você mesmo e poupe os seus e os meus ouvidos deste lixo descartável que elegeram à categoria de música. Pronto, falei, tô leve!


Vídeo: Felicidade

2 comentários:

  1. Sou completamente apaixonada por esse artista incrível e concordo plenamente com suas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Nem preciso dizer que concordo que ele é incrível, né Tiça? rsrsrs
    Obrigado pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir