SCM Music Player

quarta-feira, 21 de março de 2012

Beleza se Põe à Mesa, Sim!


para Vera, "A Lora"!


                        As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental! O poeta (Vinícius de Moraes) sempre esteve certo. Eu sempre fui relevante com esta questão, acho que para não ser tachado de machista, mas cansei, digam o que quiserem, mas a verdade é que ninguém gosta do que é feio!
                        Há os que preferem ainda continuarem se escondendo, convenientemente, atrás da tal “beleza interior”. Se é interior a gente não vê, portanto, não me serve. Admiro sim, conteúdo, mas convenhamos que um bom conteúdo embalado em beleza é estupendamente melhor.
                        A quebra deste tabu pessoal foi dada por uma amiga, a própria lá em cima, fiel amante do belo, a quem dedico esta crônica. Em uma noite de peregrinação pelos bares ela me fez passar por vários, até que achássemos um que a agradasse. Sem nenhum pudor ela declarava depois de dar uma olhada nos freqüentadores: - Não vamos ficar aqui, essa gente é muito feia!
                        No início eu até argumentei que estando entre os feios tínhamos mais chances de sermos os bonitos. Não adiantou. Ela respondeu convicta: - Não gosto de gente feia me olhando!
                        Depois disso comecei a rever os meus conceitos sobre a beleza e sim, concordo com ela. O feio me deprime! Ninguém gosta, só que poucos admitem. Vá lá que o conceito de beleza é totalmente subjetivo, tudo bem, o que pode ser belo pra uns, pode não ser pra outros. Respeito, cada um com os seus (mal) gostos, mas isso não vai mesmo me impedir de continuar achando feio.
                        Não sou nenhum Adônis, eu sei, mas tenho espelho em casa e tenho bom senso, então consigo passar por “bonitinho”, que bem sabemos “é um feio arrumadinho”. Já é meio caminho andado, bem arrumadinho até passa, mas feio e desajeitado não tem perdão. Não dá pra encarar.
                        Sei que temos que passar por privações nesta vida, mas ando inconsolável com a que ando vivenciando ultimamente: estou privado da beleza à minha volta! Que me perdoem os bonitos, mas a feiúra impera na cidade maravilhosa acompanhada de sandálias havaianas, o calçado oficial usado desde a hora que se levanta até os teatros, cinemas, shows, shoppings, bares, restaurantes e qualquer lugar que você possa imaginar. Combinando com elas uma bermuda e uma camiseta, que muitas vezes está jogada por sobre os ombros ou dependurada na cintura, no caso dos homens. O que as mulheres usam nem dá pra considerar, porque se tem a nítida impressão de que faltou tecido, muito tecido, em qualquer peça, seja lá qual for a roupa. Socorro! Quero voltar pra casa!
                        O belo nos encanta, faz com que nos sintamos melhor, já a falta de beleza nos deprime, nos deixa com aquela sensação de que falta alguma coisa. Em tudo é assim. Uma pessoa pode ser uma sumidade em talento, conhecimento etc. e tal, se for feia, com certeza perderá muito da empatia do seu público. Um filme, uma peça teatral, poderá ser muito bom em conteúdo, diálogos, atores, etc., mas se não tiver uma boa fotografia (cenário, iluminação, figurinos, principalmente no teatro) já não será considerado tão bom. E o inverso comprova isso, pode não ser lá algo de muito talento, mas se for belo arrebatará a opinião pública, mesmo que a crítica especializada demonstre o seu pouco valor artístico, criativo, etc. E convenhamos que o que importa mesmo é a opinião do povo - a voz do povo...
                        Hoje temos inúmeros recursos, em todas as áreas, para driblar a feiúra, que nem são tão caros, basta ter bom senso. Não consigo entender porque ainda existem tantos que não conseguem conjugar o verbo embelezar. Só pode ser baixa-estima, ou estima nenhuma!
                        Quando eu estou me sentindo feio - ninguém escapa destes dias - procuro dar logo um jeito de melhorar, porque não acho justo comigo e menos ainda com os outros terem que aturar a minha feiúra.
                        E dou total apoio às mulheres que, como a minha amiga, procuram pelo belo, se for com conteúdo, melhor ainda. Tá difícil? Eu sei filhinha, a vida não é justa! Então bola pra frente, valorize-se, e mantenha o bom senso, porque beleza não pode ser confundida com vulgaridade. E se o que você tem em casa é o famoso homem-pantufa – aquele que é bom de usar em casa, mas dá uma vergonha de sair na rua... – reveja os seus conceitos e valores, principalmente se você já tentou e chegou à conclusão de que não vai conseguir fazer com que haja uma melhora com o dito cujo.
                        Agora já sabem, então pensem duas vezes antes de pedirem a minha opinião, não vou manter ninguém enganado só pra ser simpático. E o mais importante, não se engane por conveniência, seja realista, vai valer a pena, você vai descobrir. E me poupem de tudo que seja feio, não é tão difícil quanto parece, com pouquíssimo esforço se consegue bons resultados.
                        Tenham belos momentos hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário