SCM Music Player

domingo, 11 de março de 2012

Muito Além do Chic!


                        Assisti esta semana a uma entrevista que Marília Gabriela fez com Glória Kalil. Gabi é a melhor entrevistadora da televisão brasileira, tem história, talento e empatia de sobra, consegue fazer sempre com que as suas entrevistas rendam um bom programa, mesmo quando o entrevistado não rende muito. Não foi o caso da entrevista a que me referi lá no início, neste caso foi um programa excelente porque a entrevistada, descobri, é bárbara!
                        Já na metade do primeiro bloco eu desejei, embevecido, que este programa fosse mais extenso que o normal, porque Glória Kalil estava dando uma aula a cada pergunta, sempre com extrema elegância. Gabi não precisou de nenhum esforço para conduzir o programa, bastava dar o tema e lá vinha uma verdadeira torrente de informações, muito além do que havia sido perguntado. Fiquei surpreso e maravilhado, foi mesmo uma Glória!
                        Como muitos, ouvi falar de Glória Kalil em 1986 quando ela lançou Chic!, o seu primeiro livro. Confesso que após lê-lo fiquei decepcionado, o achei fraco, simples, contendo conceitos que eu já conhecia, já praticava, ou seja, um livro que não me acrescentou muito. Era a década de 80, eu tinha as minhas expectativas, menos experiência e esperava um livro com conceitos inovadores, superproduções, algo de espetacular sobre moda e comportamento. Acho que esperava um release das atuais Fashion Weeks.
                        De lá pra cá muita coisa mudou, surgiram novos conceitos, novos comportamentos, novas tendências, novas conquistas, não só no mundo da moda, mas no mundo em geral. Por isso Chic! está sendo relançado, devidamente atualizado em consonância com o momento em que estamos vivendo.
                        Hoje percebo claramente a intenção de sua autora na época e a proposta que o livro trazia: ser chic é, antes de tudo, ter bom senso! E vejo, até com certo orgulho que, se na época o ali contido não me era novidade, era porque eu era chic e não sabia! Hoje percebo que o que eu queria, na época, era muito mais que isso, queria uma forma de me auto-afirmar naquela sociedade, de ser aceito, bem aceito, entre os meus iguais da época. Por isso queria uma fórmula mágica que fizesse com que eu fosse visto, fosse notado, que eu não passasse despercebido. Em sua entrevista ela me fez ver isso.
                        Glória Kalil é formada em sociologia, já esteve praticamente em todos os lados que envolvem o mercado da moda, conhece esta indústria em todos os seus segmentos e a nível mundial, está sempre bem informada sobre todos os aspectos que envolvem a moda, as tendências, o comportamento. É uma estudiosa do assunto e empreendedora antes de tudo. Por isso quando manifesta a sua opinião sobre o tema, sob qualquer enfoque, o faz com conhecimento de causa, com a tranqüilidade de quem sabe o que está falando, para quem está falando e com subsídios que não deixam dúvidas sobre a credibilidade do que foi dito.
                        Foi neste clima que rolou a entrevista, com muito bom humor e informações consistentes. Eu ficaria a noite toda a ouvindo falar, bebi avidamente cada informação que foi dada e constatei que muito além de uma consultora de moda, jornalista e empresária, há ali uma mulher chic por natureza e por formação. E olha que eu nem sou ligado, diretamente, ao mundo da moda, mas não há como ficar indiferente ao que Glória diz (já estou me sentindo íntimo) porque as informações que ela nos passa são sempre subsidiadas por fatos e acontecimentos incontestáveis e interessantes quando visto pelo lado da moda.
                        Quando o programa, infelizmente terminou (eu queria mais, muito mais), cheguei a conclusão que, definitivamente, se Glória Kalil não fosse Glória Kalil, ainda assim ela seria pra lá de Chic!


Vídeo: Glória Kalil de Frente com Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário