SCM Music Player

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Gaúcho de Outros Pagos

                        Jantar na sexta-feira no Al Nur[1], degustando um cálice de Cabernet Sauvignon da Casa Valduga[2]. Almoçar no sábado no Ocidente[3], almoço regado a lassi de frutas vermelhas ou suco de uva e depois ir tomar um café expresso acompanhado de cheese cake de amora no Coletânea Café[4]. No Sábado à noite receber os amigos, o cardápio varia conforme o clima, mas o espumante não pode faltar. No domingo almoçar no Suprem[5], regado a suco de banana com gengibre, ou acordar as 7:00h (isso pra mim é madrugada, sou como o Garfield: odeio acordar cedo) para ir passar o dia em Gramado.
                        Estou em casa. Estou em Porto Alegre. São essas pequenas coisas, que nos dão imenso prazer e das quais sentimos falta quando passamos muito tempo longe, que nos dão a certeza de amarmos o que definimos como “terrinha”, “nosso lugar no mundo”, “nossas raízes”, etc. Sim, sou mais um gaúcho que ama a sua terra, suas tradições, suas raízes, com muito orgulho e que se emociona só em falar, pensar ou escrever sobre elas (assim como estou emocionado neste momento). E olha que sou de outros pagos, mas tenho certeza de que em outra vida vivi por aqui e é por aqui gostaria de estar nas seguintes.
                        Alguém, que não me lembro quem, já disse algo como “o lugar onde a pessoa nasce nem sempre é o lugar a que ela pertence”. É o meu caso: pertenço ao Rio Grande do Sul. Não fui eu quem adotou o Estado, foi ele quem me adotou e Porto Alegre foi a cidade que me acolheu. Sou filho da década perdida e, como tal e como muitos, tive que buscar o meu lugar no mundo. Cheguei em Porto Alegre no final dos anos 80 e, embora cronologicamente não faça tanto tempo, emocionalmente já foi o tempo suficiente para se ter a certeza de que este é o meu lugar.
                        Nasci em Lutécia[6], uma pequena cidade do interior do Estado de São Paulo. Com três meses de idade a família toda (incluindo, tios e avós) migrou para o interior do Paraná e foi lá, em uma cidadezinha do oeste paranaense de nome Mariluz[7], que vivi até consumar o, na época, desejo de vir para Porto Alegre. Aqui chegando descobri que não era apenas um desejo, não era apenas uma experiência passageira como são todos os desejos, era um sentimento bem mais sólido, era o sentimento de ser gaúcho, este sentimento que só quem é gaúcho de alma e coração sabe sentir e que não há como definir em palavras, embora muitos, assim como eu agora, tenham já tentado.
                        Aos desavisados é sempre bom lembrar que por aqui nem tudo se resume a chimarrão e churrasco. Com exceção de Gramado/Canela que são cidades turísticas, por não termos o turismo como fonte de renda, o visitante sempre encontrará por aqui uma excelente prestação de serviços, produtos de qualidade e uma hospitalidade ímpar, além da cultura (leia-se educação) gaúcha que faz com que os que por aqui passem sempre retornem. Faço essas considerações em relação ao turismo porque percebo que as cidades (no Brasil) eminentemente focadas no turismo, em sua grande maioria, não prezam por uma boa prestação de serviços porque, erroneamente, seguem a linha de raciocínio de que independentemente disso, haverá sempre novos visitantes. O que eles não se dão conta é de que os que já vieram não retornarão.
                        A estas alturas, depois de já ter escancarado, despudoradamente, o meu amor por esta terra, você deve estar pensando que eu sou suspeito para dizer isso, você tem razão, sou mesmo. Então o melhor é você vir nos fazer uma visita e conferir. Depois me conta, estamos sempre abertos às críticas, para cada vez mais e sempre recebê-lo melhor.


Vídeo: Porto Alegre
_____________________________________________________________
[1] Restaurante - Cozinha Árabe
[2] Vinícola – http://www.casavalduga.com.br/
[3] Restaurante – Cozinha Vegetariana
[4] Cafeteria
[5] Restaurante - Cozinha Indiana - http://restaurantesuprem.blogspot.com

Um comentário:

  1. Com certeza será um prazer um dia conhecer sua cidade, afinal para ser a pessoa que você é com certeza o lugar de onde vem é de primeira qualidade. Parabéns pelo blog e pela cidade, muito legal mesmo.

    ResponderExcluir