SCM Music Player

terça-feira, 10 de maio de 2011

Feliz Dia de Hoje!

                        Tenho uma amiga que acha ridículos os cumprimentos na maioria das datas chamadas festivas. Eu concordo com ela, principalmente pelo caráter consumista que estas datas assumiram. As criaturas disparam o “Feliz Qualquer Coisa”, na maioria das vezes, sem ter a mínima idéia do que isso quer dizer.
                        Na semana que passou foi o Dia das Mães. Desculpem a minha falta de informação, mas não tenho a menor idéia de como surgiu essa data. Se alguém souber, por favor, me informe, porque me recuso a pesquisar esta cultura inútil.
                        Nestas ocasiões sempre me faço alguns questionamentos: o Dia das Mães, por exemplo, só será feliz para quem é mãe? E as mulheres que não são mães ainda, ou as que optaram por não ser nunca, ou as que, por algum motivo não puderam ser, devem se martirizar neste dia e passá-lo em franca infelicidade? E quem já não tem mais a sua mãe por perto, não terá direito a ser feliz neste dia? E os pais, devem esperar pelo seu dia para ter um dia feliz?
                        Na véspera deste dia festivo estive com uma mãe. Não a minha que, creio, esteja feliz em outra dimensão. Estive com uma mãe cujo filho (meu amigo) está internado em um hospital há alguns dias, com uma grave enfermidade. Ela, certamente, não teve um Feliz Dia de Mãe, porque neste dia, como em todos os outros, estava aguardando os poucos minutos que lhe são concedidos para poder ver o seu filho e ali, prostrada ao seu lado, sofrer com ele a sua dor, a sua agonia, a sua infelicidade.
                        Como poderia eu, diante disso, disparar a insana congratulação? Porque, creiam, enquanto eu estava com ela fomos interrompidos algumas vezes por pessoas ligando para o seu celular querendo notícias sobre o estado de saúde do filho e, pasmem, houve quem lhe disparou o incabível Feliz Dia das Mães! Daí eu me convencer de que as pessoas realmente agem como autômatos, sem a menor noção do que estão dizendo!
                        Passado o famigerado dia eu ainda ouvi, nas ruas, pessoas trocando a congratulação como se o dia tivesse se perpetrado no tempo! Aliás, isso acontece com muita freqüência: os sem noção que te desejam Feliz Natal Atrasado! Feliz Páscoa Atrasada! Assim mesmo, fazendo questão de reforçar o Atrasado!
                        Natal então é um martírio! Ninguém se interessa em saber qual é a sua religião, a sua crença e saem te empurrando goela abaixo os votos de um Feliz Natal. Se a pessoa não é cristã isso é uma ofensa!
                        Feliz Dia das Crianças! As crianças não precisam disso. Se bem me lembro, quando eu era criança eu era feliz todos os dias. Podia até não ter um ou outro momento no dia tão feliz, aqueles momentos que se sucediam às travessuras e o castigo vinha a galope, mas era questão de horas e tudo voltava ao normal novamente.
                        Sou da opinião de que um Bom Dia, acompanhado de um sorriso, de uma gentileza, é muito mais profícuo que esses cumprimentos jogados ao vento, às vezes gritados do outro lado da rua! E para isso não há que se esperar por aquele dia, que seja hoje, que sejam todos os dias. Feliz Dia de Hoje! Agora, porque daqui a segundos pode ser tarde demais.
                        Isso sem falar na histeria coletiva que precede esses dias em busca dos presentes. Sim, porque o dia só será feliz se houver presente material, presente espiritual não vale!
                        Nesses dias as pessoas só faltam se matarem nas lojas, estão mal humoradas, são grosseiras, mal educadas, tudo em prol do dia feliz que está por vir. Dependendo da situação (se você chega primeiro no objeto cobiçado) você é visto como o inimigo, aquele que quer levar a sua parcela de felicidade. No fatídico dia, essas mesmas pessoas, que você nunca viu na vida, se cruzam por você, te abrem um sorriso e disparam o cumprimento como se fossem amigos de infância!
                        Tenho a mais absoluta certeza de que a sua mãe ficaria muito mais feliz se você fosse almoçar com ela hoje e nem precisa levar presente. Ela vai ficar feliz pela sua presença, por esses momentos de afeto compartilhados sem compromisso.
                        O seu Deus (se você tem Um) ficará muito mais feliz se você se lembrar Dele agora. É isso que Ele espera de você: ser lembrado e cultuado todos os dias, no seu íntimo e exteriorizado diariamente na convivência que você tem com aqueles que te cercam.
                        A criança será muito mais feliz se você lhe der atenção na hora que ela precisa, se você lhe der amor e carinho no dia-a-dia. Isso fará dela uma criança feliz e um adulto mais humano.
                        Feliz Dia de Hoje! Hoje e todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário